Studio ou República?

23 maio

Muitas pessoas, assim como nós, ficam na dúvida do que é melhor para morar, se em um studio ou em uma casa com outras pessoas.
O intercambista tem um leque de opções de moradia, como por exemplo, morar em um studio, em república, alugar uma casa do “zero” e achar outras pessoas para dividir e morar em casa de família durante todo o tempo que estiver em Dublin. Eu acredito que para cada pessoa uma opção se encaixa melhor, cada um tem certas preferências e um jeito de ser.
Vou expor o meu ponto de vista para cada uma das opções, mas como eu disse, cada um pensa de um jeito.

Studio: Pontos positivos: Privacidade, liberdade de arrumar a casa do próprio jeito e ter as próprias regras.
Pontos negativos:
Não existem cômodos, a casa é tudo em um só ambiente + o banheiro, normalmente os studios são bem pequenos e você não tem com quem dividir as contas.

República: Pontos Positivos: O espaço obviamente é bem maior que um studio, você tem cômodos separados, divisão de contas, e um espaço maior para receber amigos.
Pontos negativos: Não existe muita liberdade, há regras e você precisa aprender a lidar com temperamentos diferentes e respeitá-los.

Alugar uma casa: Pontos positivos: Ser o responsável pela casa e pelas regras e selecionar QUEM você quer por nos quartos.
Pontos negativos: Normalmente o landlord pede para comprovar que a maioria da casa esteja trabalhando, você é responsável por todo o apartamento, ou seja, responsável pelo comportamento dos moradores para que nada dê errado e sempre cobrar o aluguel das pessoas, pois o contrato está no seu nome.

Casa de família: Pontos positivos:  Conforto, alguém que cozinhe para você em todas as refeições, não precisar fazer mercado, alguns lavam a roupa e arrumam a cama também, mas depende.
Pontos negativos: Não há liberdade, alguns impõem regras, como não poder receber visitas e não fumar e o preço é um pouco “salgado”.

Coloquei somente alguns pontos, mas claro que existe muita coisa ainda, moradia é algo que se deve pensar e estudar direito, ver a localização, a vizinhança, o comércio que há perto, o valor das contas, se é ou não mobiliado, o tempo mínimo de contrato, quais as contas que você precisa pagar, a distância até a escola e o centro, verificar se o aluguel cabe dentro do seu orçamento, dentre outros.
Outra dica, aqui as coisas são muito rápidas, ou seja, se você viu um anúncio já ligue e marque visita pra mesma hora, se você amar muito o apartamento já feche na hora! Só não se precipite, pense em todos os pontos citados e se você achar que valha a pena, feche!

Alguns lugares que você pode procurar o apartamento que mais se encaixa ao seu perfil:
http://www.myhome.ie/
http://www.rent.ie/
http://www.daft.ie/
e sempre ficar de olho nos anúncios dos grupos do facebook, como o Classificados Dublin, Dublin 2012, Brazil in Dublin Classificados, Dublin para Brasileiros, Brazucas in Dublin, 0800 Brazilian in Dublin.

Boa sorte na procura :)

Anúncios

2 Respostas to “Studio ou República?”

  1. Denise maio 29, 2012 às 6:24 pm #

    Oi Ju, to indo pra Dublin com meu namorado em setembro….me ajuda com uma duvida, é facil arrumar republica por ai? Pq a gente não acha muita informação….encontramos mais flats, aptos….valeu! Denise

    • guinnessland junho 14, 2012 às 6:49 pm #

      Oi Denise, É super fácil sim, particularmente é muito mais fácil achar casa com outras pessoas (república) do que outra coisa. Fica de olho nas comunidades do facebook, as pessoas sempre anunciam vagas lá, o importante é vocês serem rápidos para ligar, visitar e se gostar já fechar! A concorrência é grande. As comunidades são: Dublin 2012, Classificados Dublin, Brazil in Dublin Classificados, Alugar em Dublin e Dublin para Brasileiro.
      Boa sorte!

Deixe uma resposta!!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: